Logo Vida Salgada.png

Mergulhe nos Nossos Conteúdos

Faixa APN.png

Aventure-se em uma natação noturna no mar


Foto: FishEye Photografy


Nadar no mar já é algo especial, mas você já pensou em nadar à noite? Fizemos essa experiência e vamos te contar como foi, dando dicas para que você também possa curtir esse desafio.


Nos reunimos no dia 31 de outubro na Ponta do Papagaio, em Palhoça/SC, com aproximadamente 30 atletas para fazermos essa aventura pela primeira vez - nadar no mar à noite. Era noite de lua cheia, e dia das bruxas, ela estava enorme nascendo bem atrás da Ilha do Papagaio. O mar calminho e a água quente, apesar do frio e chuvisco do lado fora. Alguns atletas nadaram 1.500 metros e outros se desafiaram em 3.000 metros margeando a praia.


A local que escolhemos tem iluminação na orla e foi fundamental para nossa referência durante o percurso, pois a noção de distância entre onde estamos e a beirada da praia fica prejudicada com a escuridão. Usamos um luminoso preso na tira dos óculos e isso ajudou muito na sensação de segurança por conseguirmos identificar os companheiros nadando ao nosso lado.


A grande dificuldade desta experiência está na navegação, pela visão limitada dentro da água e as referências externas que são mais difíceis de localizar. E, muitas vezes, a própria iluminação da praia nos confunde. A navegação de embarcações à noite é menor, geralmente de pescadores, mas deve-se ter bastante atenção ao nadar.


Dicas essenciais para nadar no mar à noite:

  • Usar óculos com a lente transparente;

  • Usar boia sinalizadora ou um luminoso na touca;

  • Estar sempre acompanhado de um caiaque ou stand up paddle;

  • Conhecer bem o local onde vai nadar.


Algumas provas de natação noturna:

  • Prova de Natação Noturna de Bombinhas é realizada em Bombinhas/SC com disputas de 800 e 2.000 metros e premiação por categorias;

  • Fuga ao Luar é organizado pelo projeto Viva a Natureza, no percurso da tradicional Travessia Fuga das Ilhas, na Barra do Sahy.

  • Acqua Night é um circuito de provas de natação noturna que acontece em São Paulo.

*Conhece mais alguma prova noturna, mande aqui para atualizarmos essa lista!


Foto: FishEye Photografy


Nadar à noite nos traz uma adrenalina muito diferente. É um misto de empolgação com medo por fazer algo inédito, que requer um cuidado maior. E neste dia específico, pudemos compartilhar essa sensação com outros amigos, interagir e ainda aproveitar os mimos que a PDA Esportes sempre oferece em suas ações.


Por isso, se prepare! Na próxima vez é você quem vai estar rompendo barreiras e compartilhando conosco esse desafio incrível.


#natacaonoturna #luacheia #experiencia #natacao

0 visualização
Baner Ocean Venha Nadar.png
Pesquisa Perfil - Post.png

Leia as últimas publicações